Guarulhos: Bairro a Bairro

Estudo sobre a história dos bairros de Guarulhos.

Historiador aborda a escravidão em Guarulhos

Livro reúne informações sobre rebeliões e resistência de negros e índios

@brunosdr3

No dia 06 de dezembro de 2011 (terça feira), às 19h, no Paço Municipal – Av. Bom Clima, 91. Será o lançamento do livro: “Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – de Casa Grande a Centro de História e Memória das Culturas Negras”, da editora Art Printer, de autoria de Elmi E.H. Omar. A obra foi patrocinada pela Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Segundo o historiador Elmi Omar, o trabalho aborda questões de transformações com envolvimento dos negros na região da Casa da Candinha. Na pesquisa foi encontrado pistas de um possível quilombo na região, além de pequenas revoltas de negros e índios contra a escravatura.

Outro fator de transformação no tratamento com os afrodescendentes foi o casamento de Candinha, que passou a ser chefe do casarão após a morte do marido. A mulher tinha personalidade forte, fato singular na sua época, por isso, revolucionou por ter uma postura firme para haver respeito pela a sua raça.

Segundo o autor essa edição terá cerca de oitenta páginas, mas sua pesquisa abrange muito mais informações que poderiam ser mais aprofundadas. Esse é mais um livro para trazer á tona parte da história de Guarulhos. Assim, que concluída a leitura dessa obra, o Cotidiano Guarulhense produzirá uma resenha.

dezembro 6, 2011 - Posted by | Uncategorized | , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: